fbpx

Saúde e Desenvolvimento Humano

Para se ter uma saúde plena, invariavelmente precisamos cuidar de nosso corpo e mente. Neste sentido existem uma quantidade excessiva de informações. Porém, inicialmente a principal frente de ação é fortalecer a base. Você já viu algum prédio ser construído de cima para baixo? De forma semelhante acontece com a gente. Todavia nós não temos teto definido. Podemos crescer cada dia um pouco e assim atingir alturas inimagináveis. Mas nossa base dever estar forte, pois sobre ela vão atuar forças que erguerão nossa fortaleza. E para isso o equilíbrio físico e emocional é essencial.

As forças tendem sempre a puxar para um lado ou outro. Às vezes somos mais racionais, às vezes mais emocionais. Uns mais teóricos, outros práticos. Desta forma compensar as deficiências de um lado ou outro, te levará ao equilíbrio. Situação fundamental para erguer seus castelos.

A saúde tem pedras fundamentais que devem ser lapidadas dia a dia. E todos os dias devemos rever os conceitos básicos. Ver se estes estão sedimentados, atualizados e fortes, para que assim possamos colocar mais alguns tijolos na nossa construção.

Lógico que vamos ter oscilações e alguns desvio no percurso. Entretanto quando a base está forte e estável o equilíbrio é rapidamente recuperado.

Este texto e outros que escrevi aqui em meu blog tem várias dicas e orientações práticas para que você consiga ter equilíbrio físico e emocional e assim vencer as tarefas diárias com energia, alegria e saúde. 

Equilíbrio físico e emocional – pilares básicos

Obesidade e sobrepeso

Dentre as principais frentes de ação para se ter uma ótima saúde, é fazer o que tem que ser feito para estarmos ou ficarmos magros. Ou seja, dentro de um peso ideal, saudável. Ninguém que está acima do peso, tem ou terá uma saúde plena.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
A obesidade é o substrato para o aparecimento das doenças crônicas e até cânceres. E invariavelmente te fará ficar doente. O que quer que se diga a favor da obesidade, nada fará com que obesos sejam fisicamente saudáveis. Tenho visto muita gente, inclusive profissionais, dizerem que existe gordinhos saudáveis.

A obesidade além de aumentar a chance de termos doenças tem a questão estética. Muitas pessoas, novamente, inclusive profissionais, acham que estética não é saúde, mas na minha opinião é sim. Está provado que as pessoas que se sentem mais bonitas e atraentes, são as que tem melhor autoestima, são as que que aproveitam melhor as oportunidades da vida e cuidam mais da saúde.

Ganho de massa muscular

Outra frente essencial para melhorar sua saúde é ganhar e manter uma musculatura tonificada e forte. Aqui não estou falando de hipertrofia extrema, como nos é passado hoje em dia. Uma musculatura ideal para a manutenção da saúde não precisa estar extremamente evidente os olhos.

Com músculos mais fortes além da liberdade e independência física, temos o benefício da melhora do metabolismo e perfil hormonal. Muitos acham que para melhorar os hormônios precisamos de hormônios, mas melhorando os músculos nossos hormônios melhoram.

Incrivelmente atuando nestas duas frentes, gordura e músculos, já conseguimos melhorar nosso metabolismo e nossos hormônios. Sistemas que atuam em praticamente todas as doenças, quando estão em desequilíbrio. Aliás a maioria das doenças, se não todas, tem desequilíbrios metabólicos e hormonais.

Melhora do folego

Com o passar dos anos ou mesmo com o sedentarismo, nosso “folego” diminui. Ou seja, nosso condicionamento físico piora. Assim passamos a cansar mais com as atividades do dia a dia.

Atendo muitas pessoas que me procuram porque acham que estão doentes. E no final era apenas melhorar a aptidão cardiorrespiratória com exercícios aeróbicos.

Gestão emocional

A gestão emocional é a pedra angular para se ter uma boa energia. Uma das coisas que mais nos sugam a energia são os conflitos interpessoais e existenciais. Aquela pessoa que aprende como gerir suas sensações para o fortalecimento das emoções consegue não só melhorar a energia, mas evitar diversas doenças.

Já falei  sobre estes pilares aqui neste texto sobre vida saudável

Entendo que uma base forte deve ser construída em cima de um equilíbrio físico e emocional. Entretanto para mim a espiritualidade é um outro pilar de sustentação. Não confundam com religião. Penso eu que a vida é muito complexa para nascermos e morrermos. Para mim não vale o “deixe a vida me levar”, nós somos os autores de nossa história. A vida seria rasa demais se o final fosse a morte.

A base da saúde é o equilíbrio.

Equilíbrio em todos os sentidos, metabólico, hormonal, sentimental, emocional e inclusive espiritual.

Compartilhem coisas boas.
Que a Paz esteja com você.
Bração procêis!

Samy Zenun
Autor

Olá, sou o Samy Zenun, médico, especialista em pessoas. Hoje tenho como missão ajudar as pessoas a melhorarem sua saúde e qualidade de vida. Acredito que com pequenas mudanças de hábito e atitudes, todas as pessoas podem melhorar sua saúde física e emocional. Deixe seu comentário e inscreva seu melhor e-mail para receber dicas sobre medicina, saúde, desenvolvimento humano, ciência e espiritualidade.

Escreva um comentário