fbpx

Saúde e Desenvolvimento Humano

Moda vem do latim modus e significa modo, maneira, comportamento. Em francês “mode” que significa uso, estilo ou hábito. O pretinho básico nunca saiu de moda. Em alguns momentos foi fashion, mas sempre esteve na moda. Assim o que o pretinho básico tem a ver com alimentação?

O que há de mais básico para a sobrevivência que a alimentação? A alimentação é tão básica que é vital. Não há nada no corpo que não dependa de uma boa alimentação e os nutrientes que ela nos fornece. Até nossas emoções podem ser afetadas por uma má nutrição e as deficiências que esta acarreta. Toda a fisiologia e bioquímica, tanto da saúde como das doenças dependem dela. As doenças são direta ou indiretamente influenciadas pela nutrição. Em vários casos um complemento do tratamento, em outros o tratamento em si. O alimento é a matéria prima donde se faz os “tijolos” para a construção, reparação e renovação diária que ocorre no organismo.

Fica claro então a relação entre nutrição, saúde e doenças. E esta relação está intimamente ligada à sua qualidade e quantidade. Este é o segredo, qualidade e quantidade. Em determinadas fases da vida precisamos, talvez, um pouco mais disso e menos daquilo. Mas no geral, para se ter saúde e não a perder, o segredo é equilíbrio entre qualidade e quantidade.

Na era da informação as pessoas estão perdidas em meio a tanta informação, desaprenderam o que é instintivo. Talvez em algum ponto da história alguém teve a ideia de “melhorar” e “facilitar” a nutrição das pessoas, mas algo deu errado. O problema foi que derrubaram um dos pilares da saúde. Talvez de propósito, ou não.

Moda ou básico

Nesse sentido, moda é moda, alguns ganham, milhares perdem. Afinal a moda é passageira. O pretinho básico fica. Eu não sou modista, alimentação para mim, é com comida de verdade e na hora em que se tem fome.

Básico!

Samy Zenun
Autor

Olá, sou o Samy Zenun, médico, especialista em pessoas. Hoje tenho como missão ajudar as pessoas a melhorarem sua saúde e qualidade de vida. Acredito que com pequenas mudanças de hábito e atitudes, todas as pessoas podem melhorar sua saúde física e emocional. Deixe seu comentário e inscreva seu melhor e-mail para receber dicas sobre medicina, saúde, desenvolvimento humano, ciência e espiritualidade.

Escreva um comentário