Qual a diferença entre atividade física e exercício físico
Diferença entre Atividade Física vs Exercício Físico

Os dois termos, atividade física e exercício físico são usados como sinônimos. Mas são coisas diferentes e que levam a resultados diferentes. Você sabe qual a diferença entre atividade física e exercício físico? Veja abaixo, de forma simples, qual a diferença entre atividade física e exercício físico, e entenda o que pode ser melhor para você ter os resultados desejados.

Sedentarismo e problemas de saúde

Vários estudos já mostraram que o sedentarismo está associado a vários problemas de saúde. Problemas físicos, associados a doenças cardiovasculares e metabólicas, e também e não menos importante, distúrbios mentais, como depressão e ansiedade.

Inclusive, teve um estudo que demonstrou que pessoas ativas fisicamente, quando acometidas por alguma doença que as impediam de fazer exercícios físicos, elas tinham um risco maior de desenvolver problemas de saúde mental.

Envelhecimento e sedentarismo

A atividade física, e ainda mais importante os exercícios físicos, direcionados para pessoas idosas, nos trás ótimas perspectivas para uma longevidade, saudável e independente.

Os exercícios físicos tem a capacidade de retardar o aparecimento de alguns problemas relativos ao envelhecimento, como por exemplo a perda da massa magra.

Um estilo de vida sedentário, que é comum na velhice, invariavelmente vai levar a complicações de saúde como a osteoporose, novas enfermidades e fragilidade.

Atividade física

Atividade física é todo o tipo de movimento feito pelos músculos esqueléticos, que resulte em um pequeno aumento no gasto energético acima do que teríamos em repouso. Ou seja, é tudo o que realizamos no dia a dia quando não estamos descansando.

Exemplos:

  • Andar dentro de casa.
  • Lavar o carro.
  • Limpar a casa.
  • Descer a escada do prédio.
  • Brincar.
  • Passear com o cachorro.
  • Tomar banho.
  • etc.

Exercício físico

Já o exercício físico, é um tipo de atividade com movimentos corporais programados, estruturados e sistematicamente repetitivos que possui um objetivo específico.

Tendo como finalidade manter ou melhorar a saúde, o condicionamento físico, a estética corporal ou a performance em competições.

A realização do exercício físico idealmente deve ser orientada por um profissional. O qual organizara sequências específicas para cada objetivo, como melhorar o equilíbrio, aumentar a musculatura, reduzir a gordura corporal, melhorar a capacidade respiratória. E ainda controlar e tratar doenças crônicas como hipertensão arterial, diabetes mellitus, obesidade, dentre várias outras.

Exemplos:

  • Andar de bicicleta.
  • Correr.
  • Fazer musculação.
  • Fazer natação.
  • Fazer Crossfit.
  • Jogar basquete.
  • Caminhada em intensidade moderada.
  • etc.

O segredo é um estilo de vida ativo

De qualquer forma, sempre procure algo que lhe dê prazer. Ou melhor, tenha prazer em fazer algo que lhe dê saúde.

Contudo, faça um esforço para unir prazer e saúde. O melhor seria fazer aquilo que vai trazer uma melhor qualidade de vida e fortalecer sua saúde de forma ampla.

Acima de tudo, eu sempre oriento exercícios aeróbicos (endurance) e resistido (exercício com carga/peso). Uma vez que sou um entusiasta do exercício resistido como mantenedor e recuperador da saúde. Afinal uma musculatura forte a meu ver, é a base para uma vida saudável  e para a realização de outras modalidade esportivas.

Certamente que para saúde, movimentar-se é melhor que ficar parado, o segredo para se ter uma saúde plena é praticar exercício físico.

Enfim, você agora sabe qual a diferença entre atividade física e exercício físico, assim, agora é só procurar um médico especialista em medicina do esporte e fazer sua avaliação.  Ele vai te orientar sobre sua saúde, sobre o que você precisa fazer inicialmente, e por onde começar a ter uma vida mais ativa fisicamente.

E por fim, ele vai te encaminhar, para um professor de educação física capacitado, para que ele lhe oriente e te acompanhe nos seus treinos.

Agora o que eu quero que você tenha consciência de hoje em diante é que o segredo e manter-se ativo. Certamente atividade física ou exercícios físicos vão te trazer grandes benefícios para a sua saúde em geral.

Me conte aí nos comentários se você no momento está fazendo atividade física ou exercício físico.

E aí vai continuar parado?

Sobre o Autor

Samy Zenun
Samy Zenun

Conheça o Samy Zenun: médico clínico, especialista em Medicina Esportiva, Anestesiologia/Dor e Nutrologia. Sua missão é ajudar as pessoas a melhorar sua saúde e qualidade de vida com pequenas mudanças de hábito e atitudes. Inscreva-se para receber dicas sobre saúde física e emocional, desenvolvimento humano, ciência e espiritualidade.

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *