fbpx

Saúde e Desenvolvimento Humano

Calma, paz interior, leveza e tranquilidade são os benefícios da meditação mais conhecidos. Porém eles não são os únicos. Nos últimos anos a ciência tem realizado diversos estudos com o intuito de comprovar que esta prática promove não apenas esses como outros benefícios.

Essa é uma das razões que tem feito com que cada vez mais pessoas decidam praticar a meditação. Afinal, quem não gostaria de alcançar o estado de paz profunda deixando a mente calma? Esta é uma sensação maravilhosa e que se trata apenas de um dos benefícios da meditação. Vamos conhecer os demais?

Conheça os principais benefícios da meditação

A prática da meditação nos ajuda a ter mais concentração o que melhora nosso desempenho ao realizar as atividades. Através dela somos capazes de aumentar nosso controle e ter maior conhecimento de nós próprios e também do mundo. 

Paz interior

As responsabilidades do dia a dia provocam um forte efeito em nosso corpo o que nos passa a sensação de não conseguir se acalmar. Isso afeta tanto a saúde física quanto mental. Ao praticar a meditação regularmente a paz interior é encontrada, pois a mente é limpa de todo material improdutivo acumulado durante o dia.

A negatividade e pessimismo também são eliminados. Assim a estabilidade e tranquilidade podem ser alcançados.

Maior consciência de si mesmo, das pessoas e do mundo

Com a meditação as distrações são distanciadas o que permite observar melhor tudo o que está acontecendo. Assim é possível obter uma nova perspectiva do mundo exterior e ter mais consciência dos próprios sentimentos e das demais pessoas. 

Dessa forma a clareza mental é alcançada e todos os seus atos serão feitos com mais atenção e foco nos resultados.

Diminui estresse

O estresse provoca uma série de problemas que afetam o corpo e a mente. Ao praticar regularmente a meditação todo o transtorno provocado por esse mal pode ser evitado. Afinal, a pessoa se tornará mais calma e relaxada. Assim ao tomar uma atitude estará em equilíbrio consigo mesmo e com o mundo.

Equilíbrio das emoções

As emoções sentidas e a forma de expressá-las também se modifica. Este é outro grande benefício da meditação. Ao praticá-la regularmente as próprias emoções serão entendidas e o que as causa será melhor compreendida. Também saberá porque certa situação provoca tristeza ou felicidade o que permitirá compartilhar os sentimentos com todos.

Melhoria nos relacionamentos

Ao meditar passamos a nos conhecer melhor e isso nos ajuda a ter uma facilidade em se conectar com os amigos e familiares. Afinal, nos tornamos mais conscientes e o resultado disso é que nos abrimos para o mundo e consequentemente conseguimos compreender melhor as pessoas.

Aumento da concentração

Graças a paz interior é possível fazer com que a mente mantenha o foco e não fique divagando com coisas sem interesse. Este é um processo que deve ser feito em etapas para assim se chegar ao objetivo final que é não dissipar a mente e focar na tarefa que está a frente.

A atenção funciona como um músculo. Se não usar ela atrofia e treinar com certeza ela irá hipertrofiar, ou seja, crescer. Daniel Goleman em seu livro Foco, diz que agora, mais do que nunca, precisamos treinar e desenvolver nossa atenção. Se quisermos prosperar em um mundo tão complexo e cheio de distrações, desenvolver a atenção e o foco é essencial. 

Despertar a imaginação e inspiração

Basta apenas dez minutinhos por dia de meditação para se manter concentrado e com a mente aberta já que o subconsciente é acessado. Isso é ótimo para que a imaginação seja despertada bem como a inspiração.

Jovialidade

Mais um dos benefícios da meditação é que você se sentirá mais jovem. Mas não se trata apenas de sentir, a aparência também ficará mais jovial. Isso acontece principalmente se esta prática for feita constantemente. E um dos motivos é justamente atenuar o danos do estresse tanto físico como mental.

A meditação pode ser feita em qualquer lugar

Para praticar a meditação somente é preciso ter um pouco de tempo diariamente e paciência. Ou seja, não é necessário pagar aula, ter roupas especiais ou algo do gênero. Mas se quiser se aprofundar o ideal é procurar por um especialista.

Satisfação com a vida

A realização será alcançada com tempo e prática da meditação. Quando o subconsciente é acessado o eu interior é encontrado o que faz com que as portas para o mundo ao redor se abram por meio da consciência. O resultado disso é uma melhor compreensão dos próprios sentimentos e dos demais.

Este é um dos benefícios da meditação mais importantes já que terá o controle sobre seu ser e se tornará mais satisfeito e positivo com a vida e consigo mesmo.

Pratique meditação!

Benefícios da Meditação para a Mente e o Corpo - Pratique

Existem centenas de estudos quem embasam os benefícios da meditação na saúde. Hoje é prescrita por médicos, eu sou um deles. Oriento estudar, aprender e praticar meditação principalmente em casos de ansiedade, depressão e síndromes dolorosas crônicas. Os resultados são sensacionais. Várias pessoas conseguem retirar medicamentos ou ao menos diminuir quantidade e doses. 

Meditação não é moda é ciência!

Os benefícios da meditação são bem variados, mas ao fim todos promovem algo importante: a conexão com seu eu interior.

Quer ficar por dentro de mais dicas de saúde? Em meu blog você encontra muito mais! Navegue por ele e compartilhe o conteúdo que achar interessante. Lembre-se compartilhe coisas boas. 

Samy Zenun
Autor

Olá, sou o Samy Zenun, médico, especialista em pessoas. Hoje tenho como missão ajudar as pessoas a melhorarem sua saúde e qualidade de vida. Acredito que com pequenas mudanças de hábito e atitudes, todas as pessoas podem melhorar sua saúde física e emocional. Deixe seu comentário e inscreva seu melhor e-mail para receber dicas sobre medicina, saúde, desenvolvimento humano, ciência e espiritualidade.

Escreva um comentário